Diversidade é Pop!
A Diversidade Humana - cultural, intelectual, moral, sexual, social, espiritual - não é uma questão ideológica, mas de sobrevivência da nossa espécie. Estamos aqui, e não sendo devorados pelos mamíferos predadores ou micróbios oportunistas porque desenvolvemo-nos a partir dos desafios de não sermos o que fomos ontem, encarando nossas potencialidades hoje para garantir nosso amanhã!
Medicamentos foram criados a partir do entendimento da diversidade da natureza. Hoje pensamos na sobrevivência climática desafiando as formas de produzir de antes, diversificando com novas formas de gerar energia. As mulheres, os negros, a comunidade LGBTQI+ e demais segmentos que sofrem pela falta do entendimento da diversidade finalmente começam a ter protagonismo e agora contribuem de forma mais visível - porque sempre o fizeram - para a Humanidade (os governos liberados pelas mulheres foram os que tiveram melhor perfomance durante a pandemia da Covid-19, por exemplo).
Abraçar a Diversidade não é votar em políticos de estimação, essa desgraça cultural. Mas é voltar-se para nossas próprias características humanas raiz, como a de sempre olhar para fora e para dentro e acreditar que sempre haverá algo a mais em que podemos nos modificar. E isso só acontece com a diversidade de pensamento.
O que é, inclusive, bem prazeiroso! Não a toa 'diversão' e 'diversidade' são palavras irmãs. Diversão vem do latim “divertere", afastar-se, apartar-se, no sentido de “voltar-se a outra direção” ou “mudar de direção”, que nem 'diversitas', que significa “variedade, diferença, alteração, mudança”.
Que nem os ventos do provérbio!
Comentários
Postar um comentário