Educação é para Todos! Educação e HQs

Que as histórias em quadrinhos já fazem parte da educação formal, todos sabem. Aliás, dizem que, mais que a álgebra, quem mais assusta a meninada na escola e em exames como o ENEM são a Mafalda, o Hagar e Calvin e Haroldo, sempre colocando os estudantes à prova! A Turma da Mônica é quase uma constante nos períodos iniciais. Mas será que estamos usando todo o potencial das HQs na Educação? Existe vida inteligente e cultural fora desses clássicos que poderiam tornar a aprendizagem ainda mais legal? Será que se aprende com as HQs só quando estão sendo cobrados conhecimentos por suas narrativas visuais?

Tudo isso e muito mais que o Educação é para Todos! desta quinta-feira quer saber do pesquisador e historiador Márcio dos Santos Rodrigues. Também editor, tradutor e educador, Márcio é doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa 'História e Culturas Políticas' (2011). Foi entre os anos de 2018 e 2020 Professor Substituto do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão e atualmente é professor do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão. Desde 2020 tem ministrado um curso sobre Quadrinhos Africanos no YouTube e editado/traduzido HQs, especialmente obras de autoria africana.

Educação é para Todos! é apresentado pelo radialista, psicólogo, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e bacharelando em Direito Luiz Chinelato, e semanalmente traz um especialista para conversar e, principalmente incentivar a ninguém parar de estudar.

Você pode escutar na região metropolitana de Belo Horizonte na frequência 106,7 FM, pelo aplicativo da Rádio Autêntica Favela e 
agora também pelo YouTube, no canal do Luiz Flávio Chinelato: https://youtube.com/@luizflaviochinelato

Com trabalhos técnicos de Ronny de Souza, produção de Cláudio Magalhães, Vera Inez Rodrigues e Luiz Chinelato e coordenação de Deisiane Avelino, com o apoio cultural da Faculdade Multivix EaD - Polo Santo Antônio.

#hq #educação #hqeeducação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!