Dia Mundial do Rádio

Em 1946, no Dia 13 de Fevereiro, ia ao ar o primeiro programa da Rádio das Nações Unidas, transmitido em seis países simultaneamente. Lembre-se: era o epílogo de uma drama mundial, a II Guerra, na qual o rádio tinha tido papel fundamental, tanto na disseminação e manipulação dos povos alemão e italiano pelo nazifacistas, quanto na mobilização e esclarecimentos da resistência e da Humanidade contra esse projeto de horror. O que só comprova, naquele tempo e hoje, que nossas tecnologias são instrumentos de nossa ruína ou glória, no que depender das mãos que as utilizam, e das autorizações que lhe conferimos.

O Dia Mundial do Rádio foi instituído em 2012 pela Unesco e, por isso, não é para comemorar os grandes grupos radiofônicos, mas um momento de reflexão sobre a importância do Rádio ao acesso à informação, da liberdade, respeito e bom senso de expressão, e a necessidade de se valorizar todo o campo, com ênfase nas marginalizadas rádios educativas, comunitárias e universitárias.

E que o Rádio, até mais que a TV, tem se reinventado e pode ser escutado em vários lugares e de diferentes formas. Continua a atingir as maiores audiências e em recantos urbanos e rurais, onde a cara e instável internet não chega. E, quando chega, o Rádio também lá está, funcionando como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.

E a ocasião também convida a um bom ufanismo tupiniquim: que mané Marconi inventor do rádio o caramba!! "Contrariando esse registro oficial, temos um grupo de entusiastas gaúchos que atribuem a invenção do rádio a um padre católico chamado Roberto Landell de Moura. Segundo relatos, no dia 3 de junho de 1900, esse padre reuniu figuras da imprensa, políticos e outras personalidades para a demonstração de seu invento em plena Avenida Paulista. Sem utilizar fios, o padre conseguiu transmitir a voz humana e sinais telegráficos à incrível distância de oito quilômetros.

Sendo morador de um país ainda essencialmente agrário, Landell acabou não conseguindo a projeção e o patrocínio necessários para fabricar comercialmente o seu invento." (Revista História do Mundo).

Vida longa ao Rádio!!

#diamundialdoradio 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!