Educação é para Todos!! Histórias em Quadrinhos

Na semana que Belo Horizonte recebe o FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, o Educação é para Todos! retransmite a conversa com o pesquisador e historiador Márcio dos Santos Rodrigues. Afinal, que as histórias em quadrinhos já fazem parte da educação formal, todos sabem. Aliás, dizem que, mais que a álgebra, quem mais assusta a meninada na escola e em exames como o ENEM são a Mafalda, o Hagar e Calvin e Haroldo, sempre colocando os estudantes à prova! A Turma da Mônica é quase uma constante nos períodos iniciais. Mas será que estamos usando todo o potencial das HQs na Educação? Existe vida inteligente e cultural fora desses clássicos que poderiam tornar a aprendizagem ainda mais legal? Será que se aprende com as HQs só quando estão sendo cobrados conhecimentos por suas narrativas visuais?

Márcio dos Santos Rodrigues também é editor, tradutor e educador, Márcio é doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa 'História e Culturas Políticas' (2011). Foi entre os anos de 2018 e 2020 Professor Substituto do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão e atualmente é professor do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão. Desde 2020 tem ministrado um curso sobre Quadrinhos Africanos no YouTube e editado/traduzido HQs, especialmente obras de autoria africana.

Educação é para Todos! é apresentado pelo radialista, psicólogo, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e bacharel em Direito Luiz Chinelato, e semanalmente traz um especialista para conversar e, principalmente incentivar a ninguém parar de estudar.

Você pode escutar na região metropolitana de Belo Horizonte na frequência 106,7 FM, pelo aplicativo da Rádio Autêntica Favela.

Com trabalhos técnicos de Ronny de Souza, produção de Cláudio Magalhães e coordenação de Deisiane Avelino.

#hq #educação #hqeeducação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!