Educação é para Todos! Novas Escolas

É necessário reconhecer a diversidade dos tempos e espaços de aprender. Entre as novas tarefas, está a de rever o modelo de sala de aula e grade horária que vigora nas nossas escolas. O modelo clássico daquela cultura do tipo industrial, como uma linha de fábrica, ainda persiste quando agora temos jovens conectados todo o tempo fora da escola, e aprendendo de maneiras mais diversas do que a escola dos séculos anteriores fizeram com as gerações passadas. Mas o problema está longe de ser simples: afinal, como mudar uma estrutura de sala de aula tradicional para uma moderna com tão pouca valorização para a Educação? Dá para fazer pequenas revoluções com a formação e a carga de trabalho que têm o professor brasileiro? Por outro lado, os jovens podem contribuir, com sua energia e entusiasmo, para fazerem as mudanças que a Educação precisa?

Tudo isso e muito mais o Educação é para Todos! conversou com a pedagoga Tereza Perez. Tereza é diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, organização social que desde 1997 atua na formação de profissionais de redes públicas de educação e foi professora na educação básica e coordenadora pedagógica. Entre suas contribuições para a construção de políticas públicas em educação, ganham destaque sua atuação na coordenação e elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (anos 90); a metodologia de implementação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (anos 2000); e a revisão crítica e consolidação das consultas públicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também é autora de diversas publicações de abrangência nacional na área, entre elas Direção para os novos espaços e tempos da escola, disponível para download gratuito no site da Comunidade Educativa CEDAC na área de Publicações.

É nessa quinta-feira, às 4 da tarde, e você pode escutar na região metropolitana de Belo Horizonte na frequência 106,7 FM, pelo aplicativo da Rádio Autêntica Favela.

Educação é para Todos! é apresentado pelo radialista, psicólogo, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e bacharel em Direito Luiz Chinelato, e semanalmente traz um especialista para conversar e, principalmente incentivar a ninguém parar de estudar.

Com trabalhos técnicos de Ronny de Souza, produção de Cláudio Magalhães e coordenação de Deisiane Avelino.

Não perca!!

#educaçãoéparatodos #autenticafavela #juventudes #escola #educaçãoetrabalho #educação #professores #pesquisaeeducação #espaçoescolar #educaçãobásica #educaçãoetecnologia #espaçosescolares #cedac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Além do Lixo

Dia do Radialista

De volta à pista!!!