Cosmogonia é de sorver!

Atenção, educadores (todos nós, uai!): finalmente podemos ensinar(nos) de onde viemos. E com um bocado de lindas artes, de risadas, diversidades, Cultura e Conhecimento! É isso "De onde viemos?", de Carlos Ruas, livro HQ que deveria todos nós sacarmos quando criança de todas as idades nos colocassem naquela situação "Deus existe?". Sim, e você pode escolher!

Cosmogonias, resolvendo mistérios, são como as diversas culturas explicam o surgimento do universo e, de carona, esse sujeito que está lendo esse troço. Carlos Ruas tem certa intimidade com um dos protagonistas mais famosos, famoso pelo seu @umsabadoqualquer, onde Deus e sua thurma nos diverte há tempos.

Mas o moço, inquieto, disse: faça-se a luz... a partir de 12 culturas diferentes, mais um plus fantástico (daqui a pouco). E colocou a galera no já também popular e divino Buteco dos Deuses numa divertidíssima camaradagem contando, uns aos outros, como foram os criadores de tudo aí que está rolando desde priscas eras.
Falando desse jeito receio até que não deixe claro que os mitos são seriamente contados, com uma pesquisa exaustiva e uma galera de consultores, e até uma bibliografia como apoio. E, meu Deus, meu Zeus, minha Yebá Buró, minhas Mawu e Lisa... que desenhos!! Além dos clássicos hilários do Ruas, ele convidou 17 artistas que emprestaram estilos muito diferentes para cada cosmogonia, e disputaram, sem perdedor, quem fazia mais bonito.

Engraçado também é notar as similaridades entre as cosmogonias, mesmo em povos distantes e que nunca se encontraram. Tipo de coisa que encantou Carl Jung, psicanalista, a ponto dele nos imaginar ligados todos por um inconsciente coletivo. Ou será que o Criador tinha personalidade múltipla? Ou é mesmo uma turma que se encontra no Boteco dos Deuses para tomar hidromel? Ou só a criatividade como essência humana? Papo bom!
Daí, o plus: o deus Ciência: Carlos Ruas aproveita para, na mesma toada, explicar o que é Método Científico. Já pensou que delícia explicar ciência depois de tanta história boa? Dizer que o Big Bang também é uma questão de crença, mas a partir de evidências? Mas as cosmogonias também, quando foram criadas? Papo melhor ainda!

Imperdível! Para professores, educadores, mães e pais, antropólogos, psicólogos sociais, enfim, amantes da diversidade humana como nossa melhor capacidade!

Fiquem com Deus, Qat, Tepeu, Brahma.. e a Ciência!

#cosmogonias #carlosruas #deondeviemos #umsabadoqualquer #hq #educadoresehq #HQeducativa #comunicação #educação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!