(Des) Informando #12 - Vídeo sobre suposto tráfico de crianças em Marajó é verdadeiro?

(Novo episódio toda segunda, 11 horas, no canal YouTube Democracia da Desinformação)

🚨 A Ilha do Marajó, no Pará, tem sido alvo recorrente de desinformação, principalmente, as que dão conta de que, no local, existe um intenso esquema de tráfico de crianças. O discurso já foi endossado pela ex-ministra Damares Alves, além de cantores gospel e influenciadores digitais, porém, nunca houve provas que confirmassem as informações.

📚 Para continuar as discussões sobre os termos congêneres à desinformação, neste episódio falamos da *pós-verdade*, expressão que foi eleita a palavra do ano, em 2016, pelo Dicionário Oxford. Para nos orientar, utilizamos o texto _Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar as características envolvidas com os novos regimes de informação_, de Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG): https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/405.

🇧🇷 No Fake Old desta semana, voltamos ao Brasil colonial e à Guerra dos Emboadas, ocorrida entre 1708 e 1709. À época, boatos circularam durante o conflito e mobilizou um grande plano de defesa e ataque, por parte dos emboabas.

📋 No Pré-verdades, veja dicas de como o vídeo do suposto tráfico infantil poderia não ter ganhado a dimensão que ganhou na última semana! Autoridade e emoções foram ingredientes importantes para a viralização do conteúdo.

Toda segunda, ao vivo, 11 horas, no canal YouTube Democracia da Desinformação!!

#desinformacao #desinformação #fakenews #literacia #literaciamidiatica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!