Dia dos Professores! Vocação o escambau!!

Eita, que profissão!!! É a única indispensável, pois ensina todas as outras, mas das mais desvalorizadas no mundo ocidental e, em especial, no Brasil! A que menos oferece remuneração e com alta carga de trabalho, mas pesquisas apontam que oito em cada dez professores não escolheriam outra profissão se pudessem voltar no tempo!

Quem não é, e quem tem que pagar, acredita que é "vocação". Quem é, fala que "vocação é o escambau", que é muito trabalho duro, cansativo e desvalorizado e, quem fala isso é pra desqualificar as pedras que temos de quebrar e nos pagar menos do que merecemos, pois "vocação" seria um "dom divino" e, como tal, não pode ser pago por valores humanos. Vai aqui um palavrão de sua preferência!

Ainda assim o que sabemos é que é lindo conduzir alguém de um lugar ao outro ("educare", de "levar pela mão"), de tirar da caverna platônica em direção à luz do Conhecimento. Ou melhor, como dizia minha esposa, Dânia, "apresentar o mundo a um sujeito"!

Sim, há e deve ter dinheiro que pague isso. Mas a satisfação de queremos melhorar o mundo pela ciência construída por todas as gerações anteriores - em um mundo que parece ter cada vez mais gente no sentido contrário - nos faz profissionais orgulhosos, mesmo quando exaustos.

Tire um momento para pensar nos seus melhores professores! Parabeniza aqueles que ainda estão por aí. Os de seus filhos, os seus amigos e colegas. Se religioso, faça uma oração por toda a categoria. Não vai pagar os boletos, mas nos dá outra paga, a do reconhecimento, pelo menos em um dia do ano, e isso ajuda a gente a continuar acreditando que nossas escolhas em acreditar na Humanidade ainda é justa!

Parabéns a todos nossos e nossas colegas de magistério! #somosfoda!

#diadoprofessor #educação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!