Dia Internacional da Luta das Mulheres

Pois é, dia 8 de março não é o dia de santa e, nem da Consumidora, mesmo porque é uma das poucas datas que não foi criada pelo comércio. O dia 8 de março de 1917 foi quando Russas saíram em passeata em protesto pelas condições de vida e trabalho na ainda monarquia e tal movimento seria um dos fortes estopins da Revolução de 1917. E que era também uma consequência das lutas das mulheres no fim do Séc XIX e início do Séc. XX por reconhecimento como seres humanos - algo que parecia ser exclusividade dos homens brancos. A luta por coisas que hoje são (ou deveria ser básicas), como condições de trabalho geral e específicas, salários iguais, respeito, voz, voto... embora muitas dessas ainda não foram alcançadas com mais de 100 anos de luta (essa semana saiu a notícia que nossas mulheres ganham, em média, mais de 20% a menos que os homens nas mesmas funções).

Nada contra as rosas compradas dos desvalidos nos sinais e botecos! Mas o que as mulheres precisam ganhar da sociedade, e dos homens, é respeito, condições de trabalho digno, compreensão sobre suas necessidades específicas, salários dignos e igualitários. O dia não é pra louvar a beleza consumidora, as características confortáveis aos homens ('multitarefa, maternidade, acolhimento'), ou de uma vocação ao sofrimento! É para homenagear e lembrar das lutas das mulheres, as mártires como as 125 mulheres que morreram no incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em 1911, determinante para fortalecimento do movimento feminista, mas também das bruxas de Salem, das Marie Curie, Ada Lovelance e das dezenas de mulheres assassinadas este mês e em todos os anteriores. 

Sim, abra um vinho para a sua amada, sua mãe, sua irmã, sua amiga e sua colega, presentes ou ausentes! Mas, além dos elogios tradicionais, mostre a sua admiração e seu respeito pela sua história. Porque, tenha certeza, ela não aconteceu sem muita luta!

PS: e parem, toda/os de chamar de 'sua/minha mulher'!! 'Sou/minha esposa', cacete!! Dá uma checada nas outras línguas, somos das poucas quem mantêm essa tradição de propriedade!! As homenagens às mulheres devem ser feitas todos os dias, de sempre em sempre.

#diainternacionaldamulher #diadamulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!