Desvendando essa senhora respeitável de quase 60 anos


Uma TV tímida, um tanto reclusa, propensa a erros e acertos nas mesmas proporções, mas com o entusiasmo resiliente dos pioneiros de televisão no Brasil: esta é a TV Universitária! Mas seus mistérios agora ganham um atlas, um conjunto de mapas que desvendam esse segmento que há quase 60 anos une ciência e audiovisual. “TV Universitária no Brasil: uma antologia da utopia”, do jornalista e professor Cláudio Magalhães (com outros pesquisadores convidados) reúne textos atualizados dos estudos das últimas décadas dessas emissoras que já alcançam duas centenas pelo país.
“TV Universitária no Brasil: Uma Antologia da Utopia” reúne importantes trabalhos científicos publicados desde 1996, e atualizados para 2023. Entre variadas abordagens sobre o papel e a importância das TVs Universitária e educativas no país, o livro contempla discussões que vão desde definições conceituais básicas, às discussões quanto aos desafios políticos, históricos e contemporâneos de se criar e manter uma TV Universitária, além das potencialidades desse meio como grande divulgador científico, sobretudo, no combate à desinformação. O livro aborda questões do passado e do presente e enaltece as conquistas e aponta os desafios das TVs Universitárias e Educativas em todo o Brasil. 
Além disso, o livro conta com uma parte específica capaz de instruir e sugerir ideias a alunos, professores, diretores, reitores e demais interessados em montar uma TV Universitária. Manual para ter uma TV Universitária, TV Universitária e Sustentabilidade: cartilha de orientação para captação de recursos e TV Universitária e escolas básicas: uma relação a ser construída em projetos comuns (com 14 propostas de projetos a serem desenvolvido) são materiais extremamente úteis para orientar e fomentar cada vez mais a força das TVs Universitárias e a Educação no Brasil.
A publicação também tem como objetivo fortalecer os laços entre comunicação, educação e divulgação científica. A ciência não deve nem pode estar fadada aos muros da academia, afinal, na era da desinformação, a difusão de conhecimento produzido por professores, alunos e pesquisadores para com a sociedade não é outra coisa senão um escudo e uma lança de contra-ataque e de empoderamento aos cidadãos. Em uma sociedade onde os televisores são o segundo eletrodoméstico mais presente na casa dos brasileiros (só perdendo para o fogão), a televisão ainda é o meio de comunicação mais enfronhado na cultura informativa do brasileiro. E até mesmo o avanço da internet – que também cada vez mais usa o televisor como seu mediador – tem reforçado o avanço da TV Universitária brasileira, já que a maioria delas tem na rede sua principal moradia.
A obra tem como autor principal e organizador, o professor e pesquisador Cláudio Magalhães, um dos fundadores da Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU, da qual foi vice e presidente da entidade, e hoje é o editor da Revista ABTU, a publicação acadêmica da instituição. No total, são 18 trabalhos assinados por Cláudio e em coautoria com amigos-pesquisadores, de longa data, que também estão ou estiveram à frente de diferentes TVs Universitárias espalhadas por todo o país: Gabriel Priolli, Adriano Adoryan, Ana Paula Damasceno, Fernando Moreira, José Dias Paschoal Neto, Ricardo Borges Oliveira, e a participação do pesquisador em desinformação Diego de Deus.

O lançamento do livro aconteceu durante o XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, organizado pela ABTU, realizado em outubro, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Salvador. TV Universitária no Brasil: uma Antologia da Utopia é a primeira publicação do Instituto Dânia de Paula e faz parte de uma coleção do autor, iniciado com TV Digital no Brasil: estudos sobre a transição analógico-digital em Brasília e Belo Horizonte, da Appris Editora (2020) e que ainda prevê TV Alternativa no Brasil: crônicas sobre diversidade televisiva e TV e Criança no Brasil: como aprender a ver audiovisual pelo olhar infantil. Está disponível na Amazon, Estante Virtual e Clube de Autores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!