Webdocumentário é TV, cinema, internet ou o quê?

Webdocumentário Mortos e Feridos nos Protestos
Afinal, webdocumentário pode ser considerado um novo gênero de produção audiovisual? O Observatório da Imprensa publicou no último dia 7 de novembro o artigo "O webdocumentário combina TV e cinema", fruto a pesquisa do professor, produtor e diretor Richardson Pontone, em parceria acadêmica comigo quando no Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitáio UNA.  

O artigo lembra que "o webdocumentário é um novo formato de narrativa de audiovisual na Internet. É uma extensão da linguagem televisiva e cinematográfica com as especificidades da rede. O webdocumentário parte do princípio da participação da audiência através da interatividade. O usuário participa da ação escolhendo como navegar no ambiente podendo ou não, escolher as cenas e sequências a serem navegadas. A linguagem do webdocumentário, seja nas suas etapas de definição e aplicação metodológica, na produção e sua linguagem mantêm o mesmo princípio didático do produto final. Partindo deste princípio, investigaremos alguns webdocumentários produzidos recentemente no Brasil em específico os que foram produzidos colaborativamente, em rede."

Tomara que gostem do que vão ler! E, se merecido, curtam a página no Observatório, quando não deixarem suas próprias observações sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!