Tablets e bebês são como brigadeiros na papinha! Cinco motivos para desligar o IPad.

Freerangestook
Uma em cada três mães acha legal dividir seu tablet com seu bebê. Segundo a Tela Viva, que noticiou sobre uma pesquisa da Discovery, elas fazem isso porque acreditam que colocar em contato com as telas sensíveis vai ajudar no desenvolvimento da criança.

Certamente dividir o colo com um tablet não é exatamente uma boa metodologia para nada. Preciso elencar os benefícios e as particularidades de um aconchego materno? Se não, vamos as argumentações contrárias a partir do aparelho.


Primeiro, os estímulos brilhantes, ritmo rápido de cortes, música e barulhos incisivos, pouco têm a ver com o desenvolvimento cognitivo desta fase da criança. Possivelmente prejudicará sua construção de percepção de mundo a partir dali. A mãe, o pai, o entorno serão igualmente brilhantes, ágeis, barulhentos? Numa analogia, seria como dar brigadeiro na papinha. Vai viciar o gosto e depois não adianta reclamar o porquê ele não gosta de verdura e está com sobrepeso.

Segundo, não é nostalgia ter contato inicial com livros. A edição em papel, além de não ter o brilho hiperestimulante de uma tela, oferece o contato tátil com uma textura que fará mais sentido ao bebê que a fria tela, esse contato homogêneo com todas as coisas frias do mundo (queremos que o ato de ler tenha a mesma percepção sensitiva de tocar na geladeira?). Diferenças de papéis, das ilustrações e seus efeitos sobre a edição impressa, a diferença de formatos (todo livro no tablet tem o mesmo tamanho) e até o cheiro de tinta, de papel e de 'guardado' (para aqueles que ficam esquecidos) tem um efeito sensorial muito mais dinâmico e rico.

Terceiro, perceber que tocar na figura não altera a forma vai construindo na criança uma dimensão além do seu corpo. Se, ao tocar, a figura se manifesta, consolida-se o egocentrismo e, portanto, atrasa o desenvolvimento cognitivo. Bebês ainda não desenvolveram a abstração de sim mesmos e, convenhamos, queremos que ele acredite que um tablet faz parte dele? 

Quarto, o aconchego e a relação mãe-bebê devem ser a prioridade e o instrumento no colo um acessório. Um livro mantêm isso, já que precisa dos dois para 'funcionar'. É inegável que o tablet ligado puxa toda a atenção, de ambos (e, daqui a pouco, a mãe está até consultando "um pouquinho só" os e-mails...).

Quinto, mães, não se preocupem em ensinar como interagir com os aparelhos eletrônicos. Eles, com certeza, vão aprender sem nossa ajuda. O que devemos ensinar é o porquê, quando, onde e se devem usar, mas daí pode ser a mesma lógica da faca e da caneta pilot. Vamos combinar, já não é pouca coisa.

Por fim, a pesquisa aponta que "85% das mães afirmam dar credibilidade aos produtos anunciados durantes os intervalos da programação, enquanto 75% estendem a busca a sites das marcas infantis." Só demonstram como essas mães ficam suscetíveis ao uso mercadológico do tablet. Portanto, imaginem as crianças!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!