Tecnologia Social e Curso Curta Celular


O Instituto de Tecnologia Social - ITS tem o seguinte conceito:

Tecnologia Social é o conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.

Particularmente, sou apaixonado pela temática e adoro o exemplo que costumam dar: o soro caseiro. Aquela formulazinha simpática, fácil e extremamente útil para casos de desidratação (infelizmente, comum em um país com péssimo saneamento básico). Pois, bem, a tal fórmula saiu da cabeça e das experimentações de cientistas em laboratórios herméticos e, pela sua eficácia, alcançou a dona de casa mais simples, a ponto dela se apropriar, mudar a saúde de sua família e o entorno, sem ter a menor ideia do tanto de tecnologia está por trás.

Olho para o celular e não consigo deixar de ver mais uma tecnologia social aí. Os nanos empresários do Brasil (diaristas, bombeiros, eletricistas, marceneiros) se apossaram da telefonia móvel e revolucionaram sua própria atuação profissional, modificando as relações sociais e comerciais e abrindo as oportunidades de melhoria de qualidade de vida e dignidade de trabalho.

Daí a potencialidade que o celular também pode fazer pela democratização da comunicação e da produção audiovisual.  Iniciativas como o MVMOB e, agora, do queridíssimo Prof. Sanzio Canfora são muito mais do que bem vindas. São obrigatórias para que nos apossemos e transformemos o celular, e sua interação com a internet, no palanque visual, político e expressivo de nossos tempos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!