Professor não é vocação!

Ser Professor, é uma dádiva, mas não vocação. Dádiva vem do latim dativa e quer significa donativo. É aquilo que é dado, um presente ou uma oferta. Já vocação vem de vocare, que significa chamar. Tem a ver com uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão, algo como um golpe de sorte ou uma atribuição metafísica. Daí as Igrejas - desde das civilizações egípcias - se apropriaram para dizer que ser professor era uma dádiva de Deus. E quebrar nossas pernas.

Porque foi pra justificar não valorizar a profissão mais importante do mundo, aquela que ensina todas as outras. Imagina dar poder a quem tem o único poder que realmente importa, aquele que apresenta o mundo transformando-o em Conhecimento? Nao ia sobrar pra ninguém! Nas sociedade originárias, os mestres eram os mais importantes. 

Já nesta 'modernidade', o que interpretam de seu deus, o que ele nos dá nos resta apenas agradecer e nunca misturar com o vil metal, essa coisa do demônio, que paga seus privilégios. Seguimos sendo dos profissionais mais mal remunerados e valorizados, com formação arcaica e políticas públicas do tempo dos Faraós e Jesuítas.

Entenda: não nos dão habilidade para ensinar, a gente estuda e trabalha como um burro de carga e se Deus nos dá algo é o mesmo oferecimento que dá pra todos: determinação em seguir em frente, mesmo com todos os apedrejamentos, miséria humana e cruzes. A gente usa essa determinação mais que muita gente porque conhecemos o mundo.

Somos Dádiva porque nossa é nobre a profissão de doar, presentear, oferecer a única coisa que ninguém irá tomar, que nunca se perderá independente de quaisquer condições sociais: a construção do Conhecimento.

Por isso, se tens um/a professor/a que te remete a isso, sempre que possível diga isso a ele/a: ao final, é a única paga que nos resta, mas também a mais importante. Somos igualmente humanos em busca de afeto e reconhecimento terreno. É maneira de Deus dizer "não foi eu que te dei, foste tu que conquistaste".

Feliz Dia dos Professores!

#diadoprofessor #educação #15deoutrubro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!