Seria a publicidade educativa?
Desde que me entendo como gente que estuda comunicação e educação, um senso comum é o quanto a publicidade é prejudicial à educação. Ela deseduca, introduz e é a principal força motriz do consumismo nas crianças. Quanto aos adultos, nada acrescenta na formação do conhecimento, ao contrário, contamina e desvirtua. Poucos pesquisadores têm a coragem de enfrentar esse jargão tão confortável, inimigo da boa relação da comunicação e educação, mesmo porque é um bom vilão, um alvo fácil e que não reage. Pois bem, um outro jovem resolveu que ele iria dar sua contribuição para não deixar essa questão tão simples assim.
Wanderson Cláudio da Silva é um jovem publicitário que, incomodado por falarem tão mal assim da publicidade na sua frente, e usando como argumento outra de suas paixões, a educação, partiu para cima e resolveu fazer um documentário com a seguinte premissa: perguntemos aos publicitários e pedagogos se, afinal, a publicidade tem uma (má) função pedagógica. Vamos ver o confronto!
Sua produção audiovisual, que pode ser vista acima, colocou lado a lado publicitário e professores e, até para a sua surpresa, eles concordaram com quase tudo que o outro dizia, mesmo sem que tivessem contato. O video se transformou em um ótimo instrumento para uso em sala de aula, do ensino básico à pós-graduação, para quem quer realmente discutir a complexidade que são as relações midiáticas, em especial o suposto e artificial confronto entre a publicidade e a educação.
Sekão, como é mais conhecido o Wanderson, chegou a esse resultado após dois anos de pesquisa, que resultou na dissertação de mestrado intitulada "Prá lá de Anúncio: a função pedagógica da publicidade" que, inclusive, serviu também como o nome do documentário.
Eis o seu resumo:
"O presente estudo tem como tema principal o estudo da função pedagógica da publicidade. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, buscou-se analisar e descrever o entendimento de publicitários e pedagogos de como a publicidade pode agir pedagogicamente. O processo metodológico situou-se em três momentos distintos. O primeiro visa à revisão teórica acerca da função pedagógica da publicidade. Já no segundo são relatados os dados da pesquisa. Finalmente, é apresentado como produto técnico o documentário “Pra lá de anúncio: a função pedagógica da publicidade”. Trata-se de um documentário audiovisual mostrando a relação entre a educação e a publicidade e como a publicidade pode ter caráter pedagógico sem perder sua essência. Com isso, procurou-se identificar possíveis contribuições da publicidade para a educação e para o desenvolvimento local. Com base nos estudos e resultados de pesquisas bibliográficas e de campo, descobriu-se que ambas as categorias de profissionais enxergam a publicidade como uma aliada da educação e que a publicidade, se usada de forma que vise à emancipação do sujeito, pode ainda ser um agente transformador de uma realidade local."
Sua pesquisa foi realizada no Programa de Pósgraduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA
Comentários
Postar um comentário