Dia Nacional dos Quadrinhos

Sim, é preciso o Dia Nacional dos Quadrinhos!!! São mais de 2.000 publicações por ano!! E que mané super-heróis o quê!! Seria injusto se fizesse uma lista do/as querido/as quadrinistas deste criativo Brasil, pois alguém ia ficar de fora e nem tenho espaço aqui pra tanta capa pra ilustrar esse amor. Então fiquemos para uma fantástica tendência, que são os quadrinhos nacionais que falam da nossa História e suas trocentas mazelas. 

Três entre inúmeros exemplos (só procurar por um momento da história e aposto que encontrará uma boa HQ ilustando o período):
CHUMBO, de Matthias Lehmann, da Nemo, para quem gostou de 'Ainda estamos aqui', filme de Walter Salles e a premiada Fernanda Torres, mostra nossa Belo Horizonte passando pelos anos da ditadura pelo olhar de uma familia, com desenhos crus, sombrios e lindos ao mesmo tempo.
ERA UMA VEZ NO CONTESTADO, de André Caliman, da Figura, uma obra gráfica maravilhosa, linda, emocionante, onde a tal temperatura de cor faz sentido!! E, como dito na contra-capa, "um caso de amor em meio ao sangue" de um dos conflitos mais desprezados da nossa História, a Guerra do Contestado no início do Séc. XX.
CHIBATA: JOÃO CÂNDIDO E A REVOLTA QUE ABALOU O BRASIL, de Hemeterio e Olinto Gadelha, da Conrad, um momento deliberadamente expurgado da nossa história, a Revolta da Chibata em que marinheiros se rebelaram contra maus tratos no início dos Séc. XX. Um dos heróis nacionais esquecidos.

É pra comemorar os nossos quadrinistas o ano todo!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a TV Híbrida?

Além do Lixo

Revista ABTU - submissões