Na SET 2026: educação para e com a IA
Na última quinta-feira (20), o pesquisador sênior do IDP, Cláudio Magalhães, participou do SET Expo 2026, em São Paulo. O evento é o maior da áreas de broadcast e novas mídias, em toda a América Latina. O pesquisador participou do painel intitulado “O novo profissional de TV: letramento, treinamento e aplicações práticas de IA”.
Em sua fala, Cláudio destacou que dos três grupos de colaboradores das emissoras e produtoras (recém contratados, membros recentes na equipe e veteranos), dois deles fazem parte dos jovens que recentemente passaram por escolas que já tratam de IA. Desses, 70% já usam IA e 70% o fizeram sem supervisão.
Mas Cláudio preferiu focar nos 30%, dizendo que há muitos projetos acontecendo nas escolas e que isso pode ser levado para as emissoras e produtoras. Por isso, apresentou dados da pesquisa realizada pelo pesquisador vinculado ao IDP, Diego de Deus, em coautoria com Diva Silva (UFU). Trata-se de uma revisão de escopo sobre letramento em IA na educação básica, que mostra as principais tendências metodológicas da área, nos últimos cinco anos.
No painel, participaram também Fernando Moreira, autor do livro “Inteligência Artificial para manés… como eu”, lançado pela Editora IDP; Eduardo Calvet, Diretor e produtor de documentários, filmes publicitários e realidade virtual; Elmo Francfort, Coordenador do Memória ABERT e diretor do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão e José Carlos Aronchi, Fundador e CEO - 2Ci Conteúdo Capacitação Inovação.
Comentários
Postar um comentário