TVs Públicas devem levar programação para as crianças! #simples assim
Essa é a função de uma TV Pública: oferecer o que a TV comercial não oferece! Desde que a programação infantil deixou de ter interesse comercial (graças a conquista de uma política publicitária restritiva que é exemplar), caberia as TVs públicas serem a janela de entretenimento (híbrido, com toques educativos) para uma população fora das condições econômicas de canais e streaming pagos.
Repercuto a coluna do Gabriel Vaquer (Outro Canal) na Folha de S.Paulo de 28 de abril.
Lembro que a TV aberta é ainda de longe o meio de comunicação audiovisual mais acessível no Brasil, presente em mais de 95% dos lares (mais do que geladeiras, no nosso pobre país profundo), e que cerca de 60% usam o sinal aberto onde estão grande parte das TVs públicas.
E lembro também que, se a TV tinha no passado um papel relevante no entretenimento da rapaziada, hoje é ainda maior, dado o encarceramento dos jovens em casa por conta da violência das ruas e da extinção de opções de lazer gratuitas ou ao alcance de seus bolsos.
Estou longe de ser fã da TV Brasil, uma filha de nossos movimentos por uma política de comunicação pública em televisão no inicio do século, mas que nos foi roubada pelos interesses partidários do PT e continuada sua expropriação no governo Bolsonaro, se transformando numa chapa branca.
Mas torço que tal movimento seja sério, permanente, que não seja para premiar os produtores amigos do rei e nobreza e que tragam mesmo produtos que aliem atratividade para as crianças e projetos que visem seu bem-estar.
E que seja um alento - embora não esteja esperançoso - para o restante da programação. Pois muitas coisas as TVs comerciais desistiram ou terceirizaram para seus streamings, como documentários, séries atrativas sobre história, programas de ciências, musicais alternativos, festas folclóricas, esportes fora da midia e torneios escolares nacionais... a lista é grande!
E que seu exemplo seja seguido pelas demais emissoras do campo público de TV, as demais estatais dos governos estaduais e municipais, as universitárias, comunitárias, legislativas...
#TvPublica #tvecriança #programaçãoinfantil #televisão #televisãobrasileira #tvbrasileira #criança
Comentários
Postar um comentário