XIII CICTED, IDP e Eu: tudo de bom!!
A gente planeja um trem, o Universo te passa uma rasteira, você fica confuso e aí o resultado é muito melhor que o planejamento inicial: esse é um bom resumo da participação do IDP - Instituto Dânia de Paula e minha no XIII CICTED Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento na Univerdade de Taubaté, SP.
Primeiro o evento: meninos e meninas, que trem bacana! É um enorme encontro sobre ciência com milhares... sim, milhares, mais de 8 mil participantes envolvendo toda a Educação de Taubaté e alhures! Eu fui ver o Educ Kids que são projetos de Iniciação Científica de ... crianças na pré-escola!!! E aí claro que todo o ensino básico da cidade e alhures florescem nos amplos espaços de um dos campus da Universidade de Taubaté (uma autarquia pública municipal que cobra mensalidades, mas oferece ampla distribuição de bolsas e que tem seu lucros revertidos à própria instituição, e que tem uma presença por toda a cidade, me lembrando a Drogaria Araújo de BH: não conseguimos andar dois quarteirões sem ver uma unidade brotando do nada!)
São milhares... sim, milhares mais de 2 mil projetos de extensão, pesquisa, inovação com as cores de todas as idades, de gente empogada numa mega feira de ciências. Dá pra respirar Conhecimento na semana inteira!!
Fico pensando onde as grandes universidades - principalmente as públicas - se perderam no caminho e se afastaram da sociedade, quando é tão fácil, prazeiroso e obrigatório existir projetos pra trazer as pessoas e levar a universidade além dos muros (a Universidade de Taubaté passa o ano incentivando e ensinando as escolas à participarem do Congresso).
Tá, e o que deu errado pra mim? Nada, mas agora em retrocesso. Tudo começou com um problema de semântica: em Taubaté painel é o que chamamos de poster e eu acreditei que seriam aqueles painéis temáticos onde a gente senta e conversa. Me inscrevi em quatro 'paineis' e preparei slides.... quando precisa montar quatro poster e ficar de pé quatro horas num amplíssimo salão explicando para avaliadores e interessados sobre as nossas pesquisas e projetos (um solo, dois com o jornalista e pesquisador Diego de Deus e outro com o irmão de coração Fernando Moreira, da BML - Broadcasting Media Lab). Tô rouco, então, se tiver interesse, os posters/painéis estão aqui pra você conferir.
Foi divertidíssimo e muito mais dinâmico e animado conversar com uma, duas, um grupo de pessoas, em pé, num ambiente ruidoso pelo Conhecimento, defendendo e trocando impressões sobre a ciência que a gente acredita nos segmentos de comunicação e educação! Veja a felicidade do Tio Cláudio nas fotos!
Obrigado, Universidade de Taubaté! Raramente um erro de entendimento rendeu tanta coisa boa.
Comentários
Postar um comentário