Ser Humano e Arte+Ofício: Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Sabe-se lá o que é fim de semestre, rapaziada cansada, ainda mais a turma da noite que trabalha dia interim, topa ir visitar um museu porque o professor quer falar de dinossauros, hominídios e o que isso têm a ver com publicidade e propaganda, tecnologia e esse trem que é ser humano? Num é que toparam? E foi dez (mil anos, no mínimo!)

Daí redescubro com eles o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e uma equipe de acolhimento e de educativo entre as melhores dos espaços que já visitei. E, generosamente, se dispuseram a nos abraçar noites de quinta, como se fosse um sábado pela manhã!

O educativo do Museu da PUC Minas é dez também e cada vez aprendo algo com eles: dessa vez que o Tiranossauro Rex tem pouco de rei, muito de fake news, e é um produto da indústria cultural norte-americana (veja videocast (Des) Informando anunciando no post anterior ou no canal Democracia da Desinformação).

A visita é parte dos Seminários I e II, em que conversamos sobre Tecnologia e essa coisa meio maluca, por vezes mágica, por vezes aterradora a qual chamamos Ser Humano. Somos tecnólogos porque somos humanos, ou só somos humanos porque tecnólogos?

Presta atenção: mesmo falando de IA, IoT, Realidades Virtuais, Tecnologia Social, Sofrimento Mental, a gente precisa entender onde começou todo esse drama carregado de comédias e tragédias! E foi lááááá atrás, quando esses primatas de meia tijela fizeram determinadas opções, pelas quais estamos recebendo - e pagando - a cada novo avanço.

Pois é, sou meio palestrinha mesmo porque adoro dar aulas!!😃

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

Além do Lixo

De volta à pista!!!