Desacelere pra pensar! Tecnologia existe pra facilitar e não neurar. Mas depende de como a usamos. Ao final, o seu uso reflete mais o que somos e menos o que ela é.
Em meio da implantação da TV Digital, muita coisa tem passado batido. Já falamos da interatividade , dos índices mínimos e esquisitos para o desligamento, como estão os outros países , a utilização do VHF , isso só no mês passado. Hoje é a vez da TV Híbrida. Mas o que é isso? É a junção do broadcasting com o broadband . Ok, não ajudou muito. Então, simplificando, é a união, no sinal de radiodifusão, do conteúdo audiovisual com o envio de dados. E o que isso tem de importante? É que os dados não precisam passar por um cabo, satélite, internet, ou seja, vem no mesmo sinal da TV aberta. E daí? Daí que o conteúdo interativo vem sem a necessidade de aplicativos móveis e vem, daí o pulo do gato, totalmente grátis! Na imagem acima, um exemplo já usado no Japão. O que se vê não é um video-game, mas a transmissão ao vivo de um jogo de futebol que, neste caso, tem uma extensão de segunda tela para um tablet. Mas esse tablet não está pegando os dados de uma banda larga de uma telefôni...
Estou cada vez mais preocupado com o lixo eletrônico, uma parte de uma cultura de lixo ainda maior, ligada ao consumismo e a obsolescência programada, a redução deliberada da vida útil de produtos, a fim de garantir recompras frequentes e consumo, algo que já tratei aqui . Mas a questão não é apenas ambiental. Um lindo e desconhecido documentário mostra a face humana. De autoria de Bárbara Jordane, Janaína Lacorte e Sekão Silva, o video mostra o lixo do ponto de vista daqueles que vivem - inadequadamente - dos despojos. Os depoimentos são contundentes, com frases afiadas e é primorosa a parte sobre o design das embalagens... Um documentário para seu próprio conhecimento, para levar às salas de aula e para se pensar toda a questão ambiental.
Atenção! 🚨 *O prazo* para enviar artigos para a edição de 2024 da revista anual da ABTU - TV Universitária + TV Pública *foi prorrogado até 23 de junho*. A publicação, classificada como Qualis em Comunicação e Informação, Educação e Interdisciplinar, é dedicada ao desenvolvimento e pesquisa da televisão universitária e pública brasileira, além da comunicação pública em geral. Os autores podem enviar artigos inéditos ou já publicados em anais ou outras revistas, desde que a publicação original seja mencionada. Para conferir as regras de submissão, acesse: https://tinyurl.com/revistaabtu. 📝 Os artigos devem ser enviados ao Prof. Dr. Cláudio Magalhães pelo e-mail: claudiomagalhaes@uol.com.br. A avaliação dos trabalhos será realizada pelo Conselho Editorial por meio de uma análise cega. Não conhece as edições anteriores da revista? Acesse o site da ABTU, clique na aba "Publicações" e confira! 📚💻 Estamos esperando sua contribuição!
Comentários
Postar um comentário