Uma 'Astrologia' da Televisão Brasileira

PARE TUDO! LEIA A TV! (não) LIGUE O LIVRO! (não!!) Não importa, se você gosta de TV, de Astros, e de leitura de primeira, esse livro televisivo é IMPERDÍVEL!!

Bem antes de existir a televisão, as celebridades da arte e da cultura já eram referidas como "astros" ou "estrelas", como se as suas vidas realmente pairassem acima das demais, brilhassem sobre elas, convidassem a contemplá-las no céu onde habitam. Se essa metáfora astronômica é tão antiga e arraigada no imaginário coletivo, por que não tomá-la como eixo organizador, na releitura de uma extensa produção jornalística sobre grandes nomes da TV brasileira?

 Foi com esse foco que o meu amigo fraterno, jornalista, crítico e diretor de televisão Gabriel Priolli olhou para cima, mirou o telescópio em 35 personalidades e capturou o seu brilho em Astros em Trânsito, o novo lançamento da Editora Terra Redonda.

São reportagens, entrevistas, críticas e análises, organizados em cinco unidades temáticas, de equivalência astronômica: Big-Bang, para as estreias e novas fases; Magnitude, os períodos de brilho; Oscilações, a viradas e polêmicas de carreira; Eclipse, as sombras no percurso; e Extinção, os últimos instantes da trajetória.

 Priolli fixa momentos de grandes apresentadores, em várias épocas e estilos (Silvio Santos, Hebe Camargo, Fausto Silva, Ana Maria Braga, Gugu Liberato, Chacrinha, Astrid Fontenelle, Rolando Boldrin, Serginho Groisman, Idalina de Oliveira). Focaliza humoristas multitalentosos (Jô Soares, Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Henfil). 

 Estão no livro grandes locutores esportivos (Luciano do Valle, Silvio Luís). Expoentes do telejornalismo (Cid Moreira, Marília Gabriela, Bóris Casoy, Paulo Henrique Amorim). Nomes que saltaram do vídeo para a política ou flertam com ela (João Dória, Marta Suplicy, Luciano Huck). Nomes controversos (Regina Duarte, Ratinho, Xuxa, Carla Perez). Roteiristas e diretores de obras inesquecíveis (Dias Gomes, Janete Clair, Glória Perez, Walter Avancini) e muito mais!!!

#tvbrasileira #70anostv #70anosdatvbrasileira #gabrielpriolli #televisão #televisãobrasileira #televisaobrasileira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!