Ainda é preciso continuar falando de 5G.


 

O 5G vai representar para a Revolução da Informação e Comunicação o que a invenção da máquina a vapor e da eletricidade significaram para a Revolução Industrial. E para entender que trem é esse de 5G, pensando o que foi 1G, 2G, 3G e 4G, uso outra metáfora: como estamos falando de transporte de informação - nada mais do que isso, em essência - no início da popularização da internet, nos anos 1990, o máximo que recebíamos era um site cheio de texto e mandávamos um email. Ou seja, uma Kombi 1G era o suficiente. À medida que fomos enviando textos, mais fotos cada vez maiores, depois audio, foi-se aumentando a carroceria, e daí entrar os caminhões cada vez maiores, até que começamos a mandar videos. Com esses, que mudam a demanda de crescimento de carroceria de aritmético para geométrico, teve a primeira grande mudança, onde foram precisos trocar as caixinhas amarelas do Sedex por contêiners. E chegamos, portanto, ao 4G. E o 5 G? Bem, sabe a carreta que carrega o tal contêiner? Pense num navio...não, num avião (por conta da velocidade e abrangência de território) onde caibam 10 deles de uma só vez. Bem, esse avião não existe, mas a tecnologia para o transporte de informação, sim. 

Foi usando dessas metáforas que conversamos, no Eterno Aprendiz Web TV, no programa Diálogos Eterno Aprendiz, que teve como tema 5G e você: exclusão ou inclusão digital? A ideia lá é tentar entender essa tecnologia que, fora desses ambientes virtuais, temos conversado pouco. Tá, o tal do Pix é legal, mas não mexerá com a Humanidade tanto quanto o 5G e os avanços das tecnologias da comunicação. A amiga generosa, jornalista Piedra Magnani, conseguiu estabelecer um diálogo mui interessante sobre algo que também está passando ao largo do debate sobre a tecnologia 5G: o seu papel social!

Convido-os a assistir e, depois, a serem multiplicadores, mais do que o video em si, mas do debate sobre o que é 5G, e do que precisamos conversar sobre ele. 

E aproveito para também convidá-los para visitar o site da Eterno Aprendiz. Somos dezenas de profissionais prontinhos para palestras, para enriquecer eventos, fazer oficinas, desenvolver e aplicar treinamentos, enfim, construir conhecimento com equipes e organizações nas mais diversas temáticas. Uma galera que está sempre se atualizando e se adaptando para tentar responder as grandes questões contemporâneas, e debatendo tudo isso com quem possa se interessar, e quem precisa se interessar. O objetivo "é atender às necessidades de eventos de formação e motivação em instituições no campo educacional, empresarial, no âmbito do poder público e nas esferas sociais. Por meio de práticas inovadoras, vivências e abordagens atuais de tendências e temas relevantes, a Eterno Aprendiz promove a educação corporativa envolvendo as pessoas na construção conjunta do saber, gerando novas competências e habilidades, e preparando-as para a vida". Sem limitações de espaço: desde pequenos empreendimentos, passando por escolas das mais diversas até grandes corporações. É só chamar, que lá estaremos.

Aproveite para se inscrever na Eterno Aprendiz Web TV, curtir e acionar o sininho para receber as novidades e as atualizações dos temas que estão em pauta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!