700 MHz: o Pré-Sal da Radiodifusão



Estamos em plena disputa político-econômica de quem vai ficar com a herança dos atuais canais das TVs abertas analógicas quando migrarem para a TV Digital, os tais 700 MHz reservados no espectro brasileiro para o trânsito destes sinais.

De um lado as poderosas e recém-naturalizadas telefônicas, dez vezes maiores que suas adversárias, as oligárquicas empresas de radiodifusão brasileiras.

É uma disputa que está passando ao largo daqueles que não entendem, mas também daqueles não querem entender por puro ranço tecnológico.

Cada vez que vejo notícias da imprensa especializada, é um lado que envia sua bomba. Radiodifusores defendem as emissoras de TV e rádio alegando desde a tecnicidade das novas tecnologias, como 4K e 3D, até as ciências humanas, como a nossa cultura de TV gratuita. A turma dos telefones, igualmente, diz precisar de mais espaço para as próximas gerações, como a 4G e a ampliação do tráfego de dados para os smartphones da emergente classe C.

Neste samba do criolo-doido, que mistura sociologia com tecnologia, falta no enredo o que deveria ser a chave da harmonia: trata-se do espectro público, a série de faixas no espaço brasileiro que pertence a todos e que o Estado outorga para exploração em troca de contrapartidas financeiras e sociais. Igualzinho o solo brasileiro e as milhas marítimas, por exemplo.

O trágico é que, sendo igualzinho, não se usam as mesmas medidas. Ora, se a tecnologia está maximizando a utilização desde bem tão precioso, como acontece com a exploração do petróleo em faixas geográficas nunca antes exploradas, é de pensar e exigir já, antes de qualquer coisa, um plano de ‘pré-sal’ do espectro brasileiro, em especial os 700 MHz. Afinal, quanto valem essas faixas? Para onde irá esse dinheiro? Para a comunicação pública? Ou para a educação? E as empresas que vão explorar? Qual a contrapartida social? Instalação de rádios comunitárias? Oferecimento de canais de televisão locais para uso da sociedade? Infraestrutura tecnológica para as escolas? Não sei o que é, mas algo tem que ser.

Não estamos mais no governo militar, que deu loteou o espectro em troca de apoio e sustentação política e midiática. Portanto, se as telefônicas e os radiodifusores quiserem realmente travar um bom debate sobre o uso dos 700 MHz, poderiam bem que começar com o que pretendem dar de retorno para a sociedade dona deste espaço. No mínimo, trariam a atenção de uma opinião pública que poderia ajudar em seus argumentos, ao invés de usarem termos técnicos que ninguém entende ou argumentos sociológicos que ninguém acredita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do Radialista

De volta à pista!!!

Talento em Série!!